ESG e o COOPERATIVISMO: encontro com a nobre essência!

ESG e o COOPERATIVISMO: encontro com a nobre essência!

O mundo empresarial passa pela discussão sobre o ESG, sigla que vem do inglês e que significa ASG (Ambiental, Social e Governança). Esse termo não é novo, mas recentemente ganhou destaque na agenda corporativa global em função do posicionamento de grandes fundos que declararam desinvestimento em empresas não alinhadas ao ESG.

A empresa focada no ESG gerencia as questões ambientais, foca no desenvolvimento de sua região, e posiciona a governança como prioridade. Ou seja, considera e gere esses aspectos, com maior ou menor ênfase em cada um deles, dependendo de seu segmento.

Já o Cooperativismo, para muito além de um mero enquadramento jurídico, se trata de um conceito mais amplo, de um sistema econômico e social que existe desde o séc. XIX, prioriza as pessoas e possui valores e princípios nobres. A guardiã global dos princípios é a ACI: Aliança Cooperativista Internacional, e eles são sete: 1. Adesão Consciente e Voluntária; 2. Gestão Democrática; 3. Participação Econômica; 4. Autonomia e Independência; 5. Educação, Treinamento e Informação; 6. Cooperação entre Cooperativas; e 7. Compromisso com a Comunidade.

O interessante é que, ao cruzarmos os critérios ESG com os Princípios do Cooperativismo se vê uma altíssima conexão. O quesito Ambiental (E) reforça e é reforçado pelos princípios 5 e 7. O Social (S) reforça e é reforçado pelos princípios 1, 4, 5, 6 e 7. A Governança (G) reforça e é reforçada pelos princípios 1, 2, 3, 4 e 5. Assim, se pode considerar que, embora o ESG tenha ganhado ênfase recentemente, para o Cooperativismo essas perspectivas já vêm sendo consideradas há muito tempo.

A boa notícia para o mundo das Cooperativas é que, apesar do alinhamento ao ESG ser necessário, as suas temáticas não são lá tão diferentes da gênese Cooperativista. Claro que a sistematização do ESG trará mais métodos e técnicas de gestão, já existindo por exemplo uma norma técnica da ABNT sobre o assunto, o que é muito bom!

Mas a questão central é que o ESG no Cooperativismo pode ser visto como uma conexão com os valores, ou seja, um verdadeiro encontro com a nobre essência Cooperativista, algo tão importante e necessário para nossas Cooperativas.

Alexandre Garcia 

Speaker, Pós-Doutorando em Sustentabilidade no Cooperativismo, Doutor em Administração, Palestrante, Consultor e professor de Pós-Graduações.